Informação | Notícias/Novidades

Investigadores vão estudar hábitos alimentares de mais de 12 mil portugueses Investigadores vão estudar hábitos alimentares de mais de 12 mil portugueses
15-10-2015

A convite da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, a Myos marcou presença no dia 14 de Outubro, na Universidade Nova de Lisboa, na sessão de apresentação de um novo projecto de investigação denominado "Saúde.Come".

A convite da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, a Myos marcou presença no dia 14 de Outubro, na Universidade Nova de Lisboa, na sessão de apresentação de um novo projecto de investigação denominado"Saúde.Come". Este projecto tem como objectivo promover uma alimentação saudável junto de jovens e idosos, que são dois dos grupos mais vulneráveis na área da alimentação, não deixando de lado outros grupos vulneráveis como os doentes reumáticos.

A investigação será conduzida pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia, Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa, Católica Lisbon School of Business and Economics, pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e ainda por uma universidade da Noruega, país onde está a ser feito um estudo semelhante.

Durante 1 ano, investigadores vão estudar os hábitos alimentares de 12 mil portugueses (cerca de 10 mil adultos e mais de 2 mil adolescentes) com o objectivo de investigar as causas que limitam o acesso a uma alimentação adequada. Numa primeira fase os investigadores vão tentar perceber que percentagem da população portuguesa vive em insegurança alimentar, ou seja, tendo acesso limitado ou incerto a uma alimentação adequada ou ter receio de não ter comida no dia seguinte. A insegurança alimentar pode estar ligada a factores económicos, mas também, sobretudo no caso dos idosos, a problemas de mobilidade aliados a isolamento ou solidão que dificultem o acesso a comida saudável e adequada. Na segunda parte deste projecto os autores vão pretender perceber de que forma as tecnologias como a internet ou a televisão interactiva podem intervir na mudança de hábitos de saúde junto de idosos e de jovens.

Pode consultar mais informações no site do projecto em: http://www.saudepontocome.pt/

Developed by: Centro de Informática - Instituto Politécnico da Guarda